Depois dos melhores e dos piores do ano é a vez das surpresas. O ano de 2009 foi bem agitado, foram vários lançamentos de peso, especialmente no terceiro e quarto trimestre. O que começou meio monótono está entrando em ebulição com a chegada de Modern Warfare 2, Halo: ODST, Forza 3,Assassin's Creed 2, Uncharted 2 e assim por diante.
Mas nem tudo foi alegria. Franquias como Kingdom Hearts, Dirt e Gran Turismo decepcionaram em suas novas edições, além disso, atrasos e cancelamentos de vários jogos também ajudaram a entristecer o ano dos jogadores.
Mesmo assim o mundo do entretenimento eletrônico reservou algumas surpresas para 2009. Anúncios, revelações e títulos até então sem grande expressão chamaram a atenção de todos sem qualquer aviso prévio.
Por essa eu não esperava
Os anúncios que abalaram o mundo dos jogos
Quando a E3 2009 começou todos esperavam ansiosamente as conferências da Sony, Microsoft eNintendo, mas ninguém sabia o que estava por vir. O anúncio de vários jogos era especulado e os rumores circulavam livremente pelos corredores da feira e pena internet, um novo Zone of the Enders, Metal Gear 4 no Xbox 360, Mass Effect no PS3 e assim por diante.
No entanto nada disso aconteceu, e todos foram surpreendidos com uma avalanche de novidades. Primeiro vamos falar de Hideo Kojima, o pai de Metal Gear fez suspense e não desagradou com suas revelações durante a tradicional feira de jogos.
Além de confirmar o lançamento de Metal Gear Solid Rising para o PS3 e Xbox 360, o desenvolvedor japonês também anunciou uma nova edição da franquia para o PSP — Metal Gear Solid: Peace Walker, que já mostrou todo o seu potencial em uma demo alucinante lançada na última TGS.
Mas ele não parou por ai não, o genial criador de Zone of the Enders também confirmou a produção de Castlevania: Lords of Shadow prometendo revitalizar a popular série de jogos de ação. A feira também apresentou outras novidades interessantes, como a união do Team Ninja (equipe de desenvolvimento de Ninja Gaiden) com a Nintendo para a produção de Metroid: Other M. Entre as outras surpresas da feira estavam as confirmações de Final Fantasy XIV Online e The Last Guardian — no projeto dos desenvolvedores responsáveis por Ico, jogo icônico do PS2.
Do lado da Nintendo a surpresa ficou por conta da revelação de dois novos jogos da franquia Mario, New Super Mario Bros. Wii— pela primeira vez os jogadores poderão aventurar-se pelo mundo do encanador em partidas multiplayer — e Super Mario Galaxy 2.
Mas sem sombra de dúvida a maior surpresa do ano aconteceu durante a apresentação da Microsoft que levou ao palco o inovador Project Natal. Seus concorrentes, a Sony e a Nintendo, também levaram novas ferramentas, porém o estrago já estava feito. A nova tecnologia de captura de movimento revelada do Xbox 360 promete revolucionar a indústria dos jogos.
Não é que esse joguinho é bom!
Os jogos que surpreenderam a todos
O ano de 2009 não surpreendeu os jogadores apenas com suas promessas e anúncios bombásticos, alguns jogos sem muita expressão acabaram agitando o mercado com propostas inovadoras e jogabilidade cativante.
O Nintendo DS pode ter decepcionado com a sua versão de Kingdom Hearts, no entanto um jogo muito mais “simples” conseguiu superar as expectativas com uma jogabilidade cativante: Big Bang Mini.
Enquanto isso, o Xbox 360 e seu verão dos Arcades (Summer of Arcade) também ofereceu algumas pérolas através da sua rede de distribuição a Xbox LIVE Arcade. Jogos como 'Splosion Man, Trials HD e Shadow Complex mostraram que simples não significa pior.
Outro bom exemplo foi Battlefield 1943, que apesar de ser distribuído como um título “menor”, com distribuição exclusivamente digital, superou muitas produções que renome e mostrou a força com versões para Xbox 360 e PS3.
Também merecem destaque aqui títulos como Killing Floor, que mesmo sem receber a mesma atenção de título de peso como Left 4 Dead — jogo com o qual compartilha vários elementos — mostra-se mais acessível (mais barato) e tão interessante quanto o seu “primo rico”.
Também vale destacar os jogos de grande nome, mas que pouco realmente esperavam algo de bom.X-Men Origins: Wolverine e G-Force tinham tudo para ser apenas outras adaptações de filmes para os vídeo games. Jogabilidade falha, gráficos de baixa qualidade vinha a mente como em tantas outras tentativas de faturar um extra com a marca. No entanto, esses jogos quebraram o molde e no caso de X-Men Origins: Wolverine, superando o filme que o inspirou.
Demon's Souls, desenvolvido pela From Software, não causou muito alarde até que os jogadores finalmente puderam colocar suas mãos nesta jóia rara. O RPG repleto de ação, com combates em tempo real, utilizou-se de uma ambientação incrível, chefes bizarros, uma dificuldade incrivelmente desafiadora e um modo multiplayer totalmente inovador, tornando-se uma das maiores surpresas do ano.
Outros jogos também chamaram atenção de forma positiva, Machinarium, Torchlight ePlants vs. Zombies trilharam um caminho singelo até o estrelato. Mesmo sem muito alarde esses jogos oferecem elementos singulares que os tornam muito interessantes e em belas surpresas.
E isso não é tudo
Ainda tem coisa pela frente
Quando todos já davam o ano por acabado — restando apenas os lançamentos de final de ano — veio a GameCon e a confirmação de Fable III. O novo capítulo da fábula de Peter Molineux expande o universo da franquia e dos video games, já que é o primeiro jogo peso que utilizará o tão comentado Project Natal.
Quem também chamou a atenção dos jogadores nessa metade final do ano foi a versão para o Playstation Portable de Grand Theft Auto: Chinatown Wars, cuja produção já havia surpreendido aos fãs. O título superou o original, lançado para o Nintendo DS e mostrou a força do portátil da Sony.
Entre outras novidades, os recentes cortes de preço do Playstation 3 e do Xbox 360 Elite, bem como o lançamento da versão “magrela” do console da Sony, também merecem algum destaque.
Mas o mundo dos vídeo games é tão volátil que a cada segundo uma novidade está pipocando em algum canto do mundo, portanto a maior surpresa do ano ainda pode estar por vir.
E para você, qual foi o fato mais surpreendente de 2009 no mundo dos vídeo games?